A experimentotecca como recurso pedagógico
A proposta visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio de uma experimentoteca, estimulando o contato dos licenciandos com o cotidiano escolar, permitindo que o diálogo de saberes acadêmicos e populares seja a base para a elaboração de experimentos e outros materiais didáticos para atividades práticas de ensino de ciências.
Nesse sentido, a atividade propõe:
- elaborar experimentos destinados à prática do ensino de Ciências da Natureza, aproveitando recursos tecnológicos e/ou materiais alternativos;
- aproximar o conteúdo curricular da realidade cotidiana do público alvo, estimulando a contextualização de assuntos relevantes na sociedade e a aproximação entre universidade e comunidade;
- auxiliar nas aulas regulares da educação básica, principalmente, nas disciplinas de Física, Química e Biologia.
- organizar e manter uma experimentoteca como ambiente favorável para elaboração, discussão, desenvolvimento e avaliação de práticas experimentais, disponíveis como recurso em um site, assim como, explorar os espaços escolares e universitários para empréstimo de materiais e desenvolvimento de atividades.
Coordenador(a): Elaine Gomes Matheus
Equipe de trabalho: Elaine G. M. Furlan (desde 2018); Alexandre Colato (desde 2019); Samantha Daroque (desde 2019)