A experimentotecca como recurso pedagógico

A proposta visa contribuir para a melhoria da qualidade da educação por meio de uma experimentoteca, estimulando o contato dos licenciandos com o cotidiano escolar, permitindo que o diálogo de saberes acadêmicos e populares seja a base para a elaboração de experimentos e outros materiais didáticos para atividades práticas de ensino de ciências.

Nesse sentido, a atividade propõe:

  • elaborar experimentos destinados à prática do ensino de Ciências da Natureza, aproveitando recursos tecnológicos e/ou materiais alternativos;
  • aproximar o conteúdo curricular da realidade cotidiana do público alvo, estimulando a contextualização de assuntos relevantes na sociedade e a aproximação entre universidade e comunidade;
  • auxiliar nas aulas regulares da educação básica, principalmente, nas disciplinas de Física, Química e Biologia.
  • organizar e manter uma experimentoteca como ambiente favorável para elaboração, discussão, desenvolvimento e avaliação de práticas experimentais, disponíveis como recurso em um site, assim como, explorar os espaços escolares e universitários para empréstimo de materiais e desenvolvimento de atividades.

Coordenador(a): Elaine Gomes Matheus
Equipe de trabalho: Elaine G. M. Furlan (desde 2018); Alexandre Colato (desde 2019); Samantha Daroque (desde 2019)

Conheça mais sobre o projeto (você será direcionado para um link externo): http://www.experimentotecca.ufscar.br/