Acervo de materiais didáticos das Licenciaturas e Experimentotecca
O objetivo do “Acervo de Materiais Didáticos e Experimentoteca” é divulgar materiais e
experimentos produzidos pelos licenciandos e demais alunos de outras graduações, contemplando
diversas disciplinas da UFSCar Araras. Desde 2015 os estudantes são incentivados a produzir
materiais pedagógicos, no conexto de cada disciplina, afim de ampliar metodologicamente os
recursos para o ensino, focalizando o ensino de ciências e/ou aspectos inclusivos. Estes materiais
e experimentos são doados para o acervo e se tornam públicos, servindo para empréstimo para a
comunidade acadêmica da UFSCar e para a comunidade externa de modo geral, especialmente as
escolas. A construção destes recursos contempla a relação teoria e prática e concepções acerca da
experimentação, permitindo o desenvolvimento de aspectos críticos e reflexivos nos alunos; ao
proporcionar o trabalho com conceitos teóricos de maneira lúdica e educativa, pensando numa
prática pedagógica que se fundamente na construção de saberes e não somente em obtenção de
informação e acesso ao conhecimento. Estes saberes podem ser disponibilizados propiciando uma
prática diferenciada, levando a uma renovação da concepção do ensinar-aprender, bem como, uma
possibilidade de conhecer e produzir novas modalidades de ensino e aprendizagem. Com a
utilização de materiais didáticos e experimentos, possibilita-se uma formulação e construção e
desenvolvimento de conhecimentos, permitindo aos alunos uma melhor e maior compreensão dos
assuntos específicos, favorecendo esses processos de forma lúdica e educativa. O "Acervo de
Materiais Didáticos dos cursos de Licenciaturas e Experimentotecca da UFSCar Araras" está
organizado no LIFE/UFSCar/Araras além de um site e rede social com acervo virtual, permitindo
socializar informações e elaboração de atividades, para empréstimos e consultas. Dessa maneira,
estimula-se a interação presencial e virtual entre pares, possibilitando trocas de experiências a
partir da diversidade de práticas pedagógicas inovadoras. Esta proposta visa proporcionar uma
aproximação entre estudos teóricos e acadêmicos ao cotidiano do público alvo, envolvendo
situações de investigação, discussão e utilização de materiais e métodos no contexto da
experimentação e de ensino, permitindo aos futuros professores e parceiros da comunidade o
desenvolvimento de diversas propostas. Com isso, procura-se estimular situações inovadoras para
contextualizar temas diversos envolvendo o ensino de Ciências, focalizando aspectos
interdisciplinares, inclusivos e específicos das áreas de Química, Física, Biologia e demais áreas.
Tornando os materiais acessíveis e de uso público, os licenciandos e demais estudantes, docentes
da universidade e professores externos podem utilizar estes acervos para acessar os conteúdos, que
auxiliarão no desenvolvimento de estratégias de ensino, uso de materiais organizados, sequencias
didáticas, no uso em suas aulas, estágios, etc., fazendo com que o público alvo tenha uma
oportunidade diferenciada de ensino e aprendizagem. Essa proposta também contempla a tríade
ensino, pesquisa e extensão buscando democratizar o conhecimento entre a Universidade,
comunidade e escola, pois trata-se, inicialmente, de uma atividade de extensão, que permeia
aspectos para o ensino e desenvolve pesquisas sobre os assuntos, com professores e alunos da
educação básica e ensino superior.
Coordenadora: Samantha Daroque (desde 2016)
Equipe de trabalho: Elaine Furlan (desde 2017)
Conheça mais sobre o projeto na Página do projeto (você será direcionado para um link externo) e no Facebook (https://www.facebook.com/AcervoeExperimentoteCCA).