Aprendizagem da docência: articulação com escolas e investigação centrada na prática
A vivência acadêmica nos permitiu compreender que as relações de trabalho que envolvem troca de experiência e colaboração podem se apresentar como importante fonte de conhecimento e tornar legítimos os conhecimentos específicos da docência. Consideramos importante investigar as opiniões, os sentimentos e as ações realizadas por professores nos diferentes momentos que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. Isso pressupõe a necessidade de compreensão do contexto da prática docente bem como o reconhecimento da complexidade envolvida na formação do professor. O conhecimento desta complexidade pode ser favorecido por um trabalho colaborativo entre pesquisadores da universidade, professores das escolas, estudantes de cursos de licenciatura e estudantes de pós-graduação. Diante disso, nesta investigação, o objeto de estudo envolve o saber cotidiano, o saber escolar, curricular, o saber científico e filosófico sobre a educação e o saber prático dos professores com relação ao trabalho que realizam na escola. O propósito desta investigação se vincula à constituição de um espaço de trabalho coletivo, com vistas à análise de práticas de ensino, desenvolvidas por professores atuantes na educação básica e ensino superior em sua vivência cotidiana, na instituição escolar. Temos por hipótese que a observação e a análise da prática docente e do sistema de documentação do professor podem permitir uma melhor compreensão do desenvolvimento profissional. Espera-se obter maior interesse de professores em participar de um trabalho coletivo fundamentado no compromisso com a aprendizagem dos estudantes.
Coordenador: Paulo Cezar de Faria (desde 2019)
Equipe de trabalho: Paulo Cezar de Faria (desde 2019); Elaine G. M. Furlan (desde 2019)
Confira algumas publicações:
Nascimento, Rodrigo Rios; Faria, Paulo Cézar de; Furlan, Elaine Gomes Matheus; Zorzo, Viviani A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E OS DESDOBRAMENTOS NO CURRÍCULO PAULISTA: UM OLHAR A PARTIR DE DIRETORIAS DE ENSINO In: Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Educação, Artes e Letras.3 ed.Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2020, v.3, p. 26-42 .link: https://sseditora.com.br/wp-content/uploads/Pesquisas-no-Ensino-B%C3%A1sico-T%C3%A9cnico-e-Tecnol%C3%B3gico-Educa%C3%A7%C3%A3o-Artes-e-Letras.pdf
Zorzo, Viviani; Furlan, Elaine Gomes Matheus; Faria, Paulo Cézar de; Nascimento, Rodrigo Rios ENSINO DE CIÊNCIAS: DEBATES, CONCEPÇÕES, ENTRAVES In: Pesquisas no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico: Educação, Artes e Letras.3 ed.Rio Branco: Stricto Sensu Editora, 2020, v.3, p. 182-201. link: https://sseditora.com.br/wp-content/uploads/Pesquisas-no-Ensino-B%C3%A1sico-T%C3%A9cnico-e-Tecnol%C3%B3gico-Educa%C3%A7%C3%A3o-Artes-e-Letras.pdf