Métodos e estratégias de ensino desenvolvidos no PIBID com relevantes possibilidades de aprendizagem.

O projeto visa mapear em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza considerados mais importantes para a efetiva aprendizagem na área; buscar em dissertações, teses e periódicos (nacionais e internacionais), métodos e estratégias de ensino na área de Ciências da Natureza mais utilizadas nas escolas a partir da parceria com o PIBID; mapear as práticas pedagógicas desenvolvidas na educação básica pelo PIBID na área de Ciências da Natureza; identificar e analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo PIBID-UFSCar- Araras (2010 a 2019) na área de Ciências da Natureza.

Coordenadora: Isabela C. T. Bozzini
Equipe de trabalho: Isabela C. T. Bozzini (desde 2019); Anselmo J. Calzolari Neto (desde 2019); Elaine G. M. Furlan (desde 2019); Paulo Cezar de Faria (desde 2019); Estéfano Vizconde Veraszto (desde 2019)

Confira algumas publicações da pesquisa:

BOZZINI, I. C. T.; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; FARIA, P. C.; CALZOLARI NETO, A. J. UM OLHAR PARA OS EDITAIS DO PIBID E SUA NOVA CONFIGURAÇÃO EM 2018 In: VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação 'Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo', 2019, Bauru/SP. Anais do VII CBE - Congresso Brasileiro de Educação "Educação pública como direito: desafios e perspectivas no Brasil Contemporâneo". , 2019. link: https://www.researchgate.net/publication/335232754_UM_OLHAR_PARA_OS_EDITAIS_DO_PIBID_E_SUA_NOVA_CONFIGURACAO_EM_2018


BOZZINI, ISABELA CUSTÓDIO TALORA; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; CALZOLARI, ANSELMO. Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfólios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). CRÍTICA EDUCATIVA. , v.3, p.286 - , 2017. link: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/153

SARAIVA, M. D.; FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; GODOY, J. E. O PROJETO ENEM NO CONTEXTO DO PIBIB: DIÁLOGO COM ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA In: 'Formação de professores: políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência’, 2019, Salvador. 'Formação de professores [recurso eletrônico] : políticas, projetos, desafios e perspectivas de resistência’ : anais .... Salvador: EDUFBA, 2019. v.1. p.1337 - 1339
link: https://www.researchgate.net/publication/335232754_UM_OLHAR_PARA_OS_EDITAIS_DO_PIBID_E_SUA_NOVA_CONFIGURACAO_EM_2018


FURLAN, ELAINE GOMES MATHEUS; PIRES, HIGOR GUSTAVO; DOS SANTOS, MIRIAM COLOMBINI; DE FARIA, PAULO CEZAR Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits). CRÍTICA EDUCATIVA. , v.3, p.859 - , 2017. link: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/174